O que é

Um serviço que localiza e informa pessoas físicas e jurídicas sobre dívidas não pagas.

O que oferece

Informações atualizadas sobre o cadastro do seu cliente, pessoa física ou jurídica, endereços para localização desse consumidor, fornecedor ou parceiro e telefones de contato.

Além de disponibilizar dados para a localização do consumidor, viabiliza a comunicação com ele, por meio da carta-comunicado, que informa sobre o débito e dá as orientações para o pagamento.

Essa comunicação pode também incluir o boleto de cobrança, para facilitar e estimular a quitação da dívida.

Poder de alcance do Pefin

• Mais de 400 mil clientes

• Cerca de 4 milhões de consultas por dia

*Esses números correspondem aos clientes e às consultas realizadas aos produtos da Serasa Experian que contam com o Pefin.

Como funciona

Com base nas informações fornecidas pelos clientes, a Serasa Experian envia uma carta-comunicado para o endereço do consumidor e/ou empresa devedora, informando a existência de uma dívida não paga (anotação) com o seguinte detalhamento:

• Valor do débito

• Data de vencimento do contrato

• Número do contrato

• Dados para contato com a instituição credora

Estas informações podem ser transmitidas para a Serasa Experian via arquivo especifico (layout de negativação de 600 posições, recomendado para clientes com alto volume de anotações) ou pela página de produtos exclusivos, por meio do Sisconvem (recomendado para anotações pontuais ou clientes com volumes pequenos de dívidas).

Após o envio da carta, o inadimplente deverá entrar em contato com a instituição credora em até 10 dias para regularizar sua situação e evitar que a sua anotação seja disponibilizada para o mercado, através dos relatórios da Serasa Experian.

Além disso, é possível optar pela carta-comunicado com boleto, de modo a estimular e agilizar o pagamento da dívida em questão, sem a necessidade de o devedor entrar em contato com o credor. O boleto possui padrão Febraban e pode ser pago em toda a rede bancária ou pela Internet.

Outro serviço disponível exclusivamente para os clientes que negativam via arquivo é o envio de SMS. Veja como funciona:

• 1ª comunicação: o SMS será enviado junto com a carta-comunicado para agilizar a recuperação e aumentar a localização de seus clientes.

• 2ª comunicação: o SMS poderá ser enviado com ou sem a carta-comunicado para reforçar a ação de recuperação e, assim, reduzir custos.

Atenção: o serviço de envio de SMS não é válido para negativações pela Internet (via Sisconvem).

Comunicado Extra

Caso haja necessidade, poderá ser enviada uma segunda carta-comunicado para o cliente, com ou sem boleto bancário, para o mesmo endereço do comunicado anterior ou para um novo, como for mais adequado na oportunidade.

Vale salientar que as informações do banco de dados Serasa Experian são atualizadas diariamente, dessa forma, se seu consumidor não está respondendo aos comunicados, é importante verificar se ele não foi vítima de fraude. Alguém pode ter efetuado a compra com os documentos dele. Antes de incluí-lo na base de inadimplentes da Serasa Experian, certifique-se de que isso não ocorreu, para não correr o risco de sofrer um processo na justiça.

Benefícios

• Facilidade e segurança para localizar e comunicar seus clientes sobre débitos em aberto.

• Precisão no processo de cobrança.

• Redução de tempo e de custos para cobrar dívidas.

• Oferta diferenciada de pagamento para os clientes inadimplentes, por meio da carta-boleto.

• Melhora significativa no percentual de recuperação de créditos, em média, 50%.Aumento da lucratividade devido à redução de gastos com o processo de cobrança e a emissão de boletos.

• Otimização das ações de cobrança e favorecimento do fechamento de acordos com os diversos perfis de consumidores em atraso, diferenciando propostas e descontos.

Porque utilizar

• Para ter informações atualizadas sobre quem negocia com você e conhecer os pontos positivos e os riscos de cada operação.

• Reduzir a inadimplência e melhorar os resultados da sua empresa.

• Ampliar a segurança de suas transações comerciais.

• Aumentar a qualidade de sua gestão de crédito.

• Enriquecer sua análise sobre a carteira de clientes e sobre as ofertas que podem ser feitas para cada caso.

 

 

1. Cheques devolvidos por quais alíneas podem ser negativados?

12 – Insuficiência de fundos – 2ª apresentação
13 – Contas Encerradas
14 – Prática espúria

2. Qual o prazo limite para eu negativar um inadimplente?

O prazo para negativação de documentos é de 4 anos e 11 meses contados a partir da data de vencimento do título.

3. Eu posso negativar um Cupom Fiscal?

Sim, desde que observados os seguintes itens:

I. O credor da dívida deverá certificar-se se em sua unidade da federal sobre a possibilidade de emissão do Cupom Fiscal para operações de vendas a prazo, em conformidade com a legislação local (Estado e/ou Distrito Federal);

II. O Cupom Fiscal deverá ter as características definidas nos incisos I e II, do § 5º, do artigo 50, do Convênio S/Nº, de 15 de dezembro de 1970, que diz:

III - identificação do adquirente, por meio do número de inscrição no cadastro de contribuintes do Ministério da Fazenda (CPF ou CNPJ);

IV - código previsto na cláusula quadragésima quinta do Convênio ICMS 156/94, de 7 de dezembro de 1994, e a descrição das mercadorias objeto da operação, ainda que resumida.

IIV. O registro deve ser incluído como “OUTRAS OPERAÇÕES”, no sistema.

4. Posso negativar um inadimplente e seu coobrigado (fiador ou avalista)?

Sim, desde que o coobrigado tenha assinado o documento da dívida.

5. Cheque de terceiros pode ser negativado?

A negativação de cheques deve ser necessariamente, vinculada a um documento que comprove o negócio realizado (Nota Fiscal, Contrato, Cupom Fiscal, etc.), portanto, NÃO pode ser negativado cheques de terceiros.

6. Posso negativar e protestar um mesmo documento?

Sim, pois as bases são diferentes.

7. Posso negativar um cheque que tenha voltado com alínea 21 (sustado)?

A opção de negativar cheque na SERASA é restrita apenas às alíneas 12, 13 e 14, que tem como motivo principal a falta de fundos.

Para dar mais segurança ao credor é importante que o mesmo mantenha sob sua guarda comprovante da operação que envolveu o cheque, tais como nota fiscal, cupom fiscal ou contrato.

8. Quais documentos eu posso negativar?

Cheques devolvidos
Notas Promissórias;
Notas Fiscais;
Letra de câmbio;
Contratos (desde que com assinatura de 2 testemunhas);

9. Quais alíneas que NÃO posso negativar?

11 – Cheque sem fundos – 1ª apresentação
20 - Folha de cheque cancelada por solicitação do correntista;
22 - Divergência ou insuficiência de assinatura;
23 - Cheques de órgãos da administração federal em desacordo com o Decreto-Lei nº 200;
24 - Bloqueio judicial ou determinação do BACEN;
25 - Cancelamento de talonário pelo banco sacado;
26 - Inoperância temporária de transporte;
27 - Feriado municipal não previsto;
28 - Contraordem ou oposição ao pagamento motivada por furto ou roubo;
29 - Falta de confirmação do recebimento do talonário pelo correntista;
30 - Furto ou roubo de malotes;
31 - Erro formal de preenchimento;
32 - Ausência ou irregularidade na aplicação do carimbo de compensação;
33 - Divergência de endosso;
34 - Cheque apresentado por estabelecimento que não o indicado no cruzamento em preto, sem o endosso-mandato;
35 - Cheque fraudado, emitido sem prévio controle ou responsabilidade do estabelecimento bancário ("cheque universal"), ou ainda com adulteração da praça sacada;
36 - Cheque emitido com mais de um endosso - Lei nº 9.311/96;
37 - Registro inconsistente Compensação Eletrônica;
40 - Moeda inválida;
41 - Cheque apresentado a banco que não o sacado;
42 - Cheque não compensável na sessão ou sistema de compensação em que apresentado e o recibo bancário trocado em sessão indevida;
43 - Cheque devolvido anteriormente pelos motivos 21, 22, 23, 24, 31 e 34, persistindo o motivo de devolução;
44 - Cheque prescrito;
45 - Cheque emitido por entidade obrigada a emitir Ordem Bancária;
46 - CR - Comunicação de Remessa cujo cheque correspondente não for entregue no prazo devido ;
47 - CR - Comunicação de Remessa com ausência ou Inconsistência de dados obrigatórios;
48 - Cheque de valor superior a R$ 100,00 sem identificação do beneficiário;
49 - Remessa nula, caracterizada pela reapresentação de cheque devolvido pelos motivos 12, 13, 14, 20, 25, 28, 30, 35, 43, 44 e 45.

 
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